Limão e Sol: perigo de queimaduras e manchas severas



A perigosa mistura pode provocar queimaduras severas, além de manchas escuras na pele

Ao manusear o limão em um local onde recebe a incidência direta do Sol, atente-se para lavar muito bem as mãos (e até os antebraços) com bastante sabão e água corrente.
"O suco do limão, assim como outras frutas ácidas (como a laranja e o caju, por exemplo), causa a chamada fitofotodermatose, uma queimadura específica que tem origem em uma reação alérgica causada pelo suco ácido na pele ao entrar em contato com os raios ultravioletas do Sol", explica a dermatologista, Dra. Natália Cymrot.
Assim como outras inflamações, o local fica primeiramente avermelhado, e depois podem ocorrer ardências ou coceiras. O correto é não friccionar a pele lesionada, para não piorar a situação.
A primeira medida é lavar abundantemente o local com água e sabão (a medida também vale para o rosto e boca, caso tenha ingerido alguma bebida com fruta ácida). Para aliviar o incômodo, vale também fazer compressas com soro fisiológico e chá de camomila. Entretanto, é importante ressaltar que essa é uma medida paliativa, para fazer apenas no momento). Caso forme bolhas no local, nunca estoure!
Não use métodos que possam piorar a lesão. Por isso, em uma queimadura, jamais aplique leite, clara de ovo ou pasta dental. Nunca friccione o local também, que pode piorar ainda mais a situação.
Ao chegar ao consultório ou ao pronto atendimento, o dermatologista fará uma primeira avaliação para saber o nível de queimadura na pele. Na sequência, vai indicar o tratamento mais indicado para evitar o agravamento da queimadura e tratar a pele, curando a região inflamada.

As áreas mais frequentemente afetadas pela fitofotodermatose são mãos e colo. Algumas vezes as manchas podem ter o formato de dedos, aparecendo em outros lugares do corpo como o tronco ou dorso, pelo contato com a mão de outra pessoa. Lesões no pescoço são mais comuns pelo uso de perfumes.
As lesões provocadas na pele com limão e sol, não são evitadas com o uso de protetor solar e por isso é importante que as mãos sejam sempre muitíssimo bem lavadas com água e sabão após o manuseio de um limão.
Assim que possível, procure um médico dermatologista para avaliar a lesão e fazer o tratamento adequado. Antes de se automedicar, lembre-se de consultar um especialista.

Como prevenir?
  • Evite a manipulação de frutas ácidas em contato com o Sol, na praia ou até mesmo na piscina;
  • Caso tenha contato com esses alimentos, procure fazê-lo em um local coberto, à sombra. Na sequência, lave com água e sabão as regiões do corpo que estiveram em contato com o sumo da fruta;
  • Não se esqueça de usar um protetor solar com fator de proteção adequado ao seu tipo de pele.

Andréa Guardabassi para Destak Saúde/Saúde Repórter

Comentários